Cristina Antoniadis

BREVE CURRÍCULO E HISTÓRICO
foto: Marcelo Vigneron
DRT 31320/SP (artista/ dançarina)

Idiomas: grego (fluente), inglês (intermediário) e árabe (noções básicas)

Professora, dançarina, coreógrafa, pesquisadora e produtora cultural, estuda, pratica e trabalha com danças gregas e orientais a mais de 20 anos. Seu trabalho é voltado para a essência destas danças. Sendo de origem grega e árabe, sua mãe nasceu em Atenas e seu pai no Cairo, sua preocupação principal é manter as raízes e a cultura de seus ancestrais enriquecendo a diversidade cultural brasileira. Seu estilo é o tradicional dando espaço também para a criatividade o que resulta num trabalho autêntico e de grande excelência cultural e artística.

Seu primeiro contato com as danças de origem grega e orientais foi em casa com sua mãe e familiares desde os 4 anos de idade. Em Atenas (GR) praticou os folclores gregos na escola e posteriormente no Brasil participou e coordenou grupos folclóricos de danças gregas e árabes. Retornou à Grécia em 1999 para estudo das danças com professor Apostolis Vraxis da Cia de Danças Dora Stratou. Estuda a dança clássica oriental desde 1996 tendo participado de diversos cursos e workshops destacando-se os seguintes nomes: Cláudia Parolin, Mohamed El Sayed, Tamalin Dallal, Carlla Sillveira, Márcia Dib, Fadua Chuffi, Lulu Sabongi e Soraia Zayed, além do contínuo estudo dos aspectos relacionados a dança na música árabe com Sami Bordokan. Atualmente tem se tornado referência neste segmento de dança em seu formato mais original e autêntico no Brasil, inclusive quanto à musicalidade, estudo de ritmos, movimentos, gestuais e tradição.
Paralelamente à dança, estuda os ritmos orientais e prática aulas de percussão árabe também com Sami Bordokan.



ATUAÇÃO PROFISSIONAL

ü  Professora, Coordenadora de Cursos e Proprietária do Pandora Espaço de Danças desde Janeiro de 2010.
ü  Coordenadora e Coreógrafa da Pandora Cia de Danças desde Fevereiro de 2010.
ü  Bailarina solista da Orquestra Oriental do único músico árabe com formação acadêmica no oriente e considerado o principal deste gênero no país Sami Bordokan.
ü  Autora, produtora e dançarina do projeto “Danças do Oriente” o qual acontece periodicamente no Café Aman em São Paulo desde Julho de 2009.
ü  Produtora, coreógrafa e dançarina do projeto “Cantos e Encantos Árabes” juntamente com a Orquestra Oriental de Sami Bordokan com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
ü  Integrante do Núcleo de Dança e Poesia do ICArabe Instituto da Cultura Árabe, www.icarabe.org.br.
ü  Apresentações solo em diversos eventos, festas e festivais de danças.













TRABALHOS REALIZADOS DE MAIOR RELEVÂNCIA (últimos 3 anos)






ü  Produção, realização e apresentação do espetáculo do Pandora Espaço de Danças realizado no Café Aman em Dezembro de 2012.
ü  Convidada especial nos eventos de encerramento do Estudio Fairuza e da Al Qamar Academia de Danças em Dezembro de 2012.
ü  Apresentação na festa de comemoração dos 60 anos da Câmara de Comércio Árabe Brasileira juntamento com a Orquestra de Sami Bordokan em Novembro de 2012.
ü  Convidada especial no Festival Shimmie em Novembro de 2012.
ü  Apresentação juntamente com a Pandora Cia de Danças da Festa das Flores e Morangos de Atibaia em Setembro de 2012.
ü  Apresentação no concerto “Duo de Qanum” idealizado pelo músico Cláudio Kairouz com participação de Raouf Jemni (músico tunisiano) e a orquestra de Sami Bordokan em Setembro e Agosto de 2012.
ü  Apresentação solo de dança oriental na Livraria da Vila – Shopping Higienópolis no evento Degustação de Histórias de Ilan Breman em Julho de 2012.
ü  Workshop de Dabke ministrado na Al Qamar Academia de Danças em Julho de 2012.
ü  Workshop de Dança no Chão e Queda Turca no Espaço Arabianflá em Junho de 2012.


  
ü  Participação como jurada convidada no festival E-Ventre em Junho de 2012.
ü  Conquista do 2º lugar na categoria grupo folclórico com a Pandora Cia de Danças no festival E-Ventre em junho de 2012.
ü  Apresentação no CCSP no projeto Poesia dos 4 Cantos – Noite da Palestina em Maio de 2012.
ü  Conquista do 1º lugar na categoria grupo folclórico no festival Racks Sharki em Maio de 2012.
ü  Apresentação juntamente com a Pandora Cia de Danças em evento na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em Março de 2012.



ü  Produção, realização e apresentação do espetáculo do Pandora Espaço de Danças realizado no Teatro Plínio Marcos em Dezembro de 2011.
ü  Apresentação no Centro Cultural São Paulo no projeto Poesia dos 4 Cantos – Noite do Oriente Médio em Dezembro de 2011.
ü  Produção e Apresentação solo no concerto de música árabe de Sami Bordokan e Orquestra Oriental no Museu da Casa Brasileira em Outubro de 2011.
ü  Produção e Apresentação solo no concerto de música árabe de Sami Bordokan e Orquestra Oriental no Café Paon em Julho e Novembro de 2011.
ü  Apresentação solo de dança oriental na Livraria da Vila – Vila Madalena nos eventos Degustação de Histórias "As Mil e Uma Noites" de Ilan Breman em Setembro de 2011, Outubro, Julho e Março de 2010.
ü  Participação notória com a coreografia “Raks El Shark” no Mercado Persa (maior festival de danças orientais da América Latina) em Abril de 2011.
ü  Participação juntamente com Pandora Cia de Danças da XXIII Feira de Artes da Pompéia (Prefeitura de SP) em Maio de 2011.



ü  Participação, produção e realização do espetáculo “A Caixa de Pandora” no Teatro Bella em Dezembro de 2010.
ü  Aula de dança grega na Faculdade Paulista de Artes em Novembro de 2010.
ü  Aula de dança clássica oriental no CCJ Centro da Juventude Ruth Cardoso pela prefeitura de SP e pelo ICArabe em Setembro de 2010.
ü  Produção e Apresentação no concerto de música árabe de Sami Bordokan no Colégio Michael – Valdorf (Cotia/SP) em Setembro de 2010.
ü  Participação juntamente com a Pandora Cia de Danças na Festa das Flores e Morango de Atibaia em Setembro de 2010 e 2011.
ü  Apresentação no concerto de música árabe de Sami Bordokan no Teatro Bella – Projeto Bella Música em Agosto de 2010.
ü  Apresentação solo de dança oriental na Livraria da Vila – Shopping Cidade Jardim no
                  evento Degustação de Histórias de Ilan Breman em Julho de 2010.
ü  Apresentação solo em Semana Árabe realizada no Hotel Estância Atibainha em Julho de 2010.
ü  Apresentação solo de dança oriental na inauguração do restaurante turco Kosebasi em Julho de 2010.
ü  Apresentação no concerto de música árabe de Sami Bordokan no Café Aman em Abril de 2010.
ü  Apresentação juntamente com os músicos Sami Bordokan e William Bordokan no SESC São Carlos em Novembro de 2009.
ü  Membro do corpo de baile do Restaurante Tanger de janeiro de 2009 a abril de 2011.



ALGUMAS PALAVRAS

"A dança para mim é o que me move a cada dia, é o meu alimento, a minha água e o meu ar, sem esta arte não vivo, e cada dia que passa me apaixono cada vez mais por esta incrível experiência que é estar em contato com o meu eu mais profundo, perceber que estou viva e ser totalmente livre para sentir"
Cristina Antoniadis